Ícone (1)
VILAS TURÍSTICAS

Distrito rural de Ouro Preto, São Bartolomeu concorre ao título de ‘melhor vila turística do mundo’

O concurso "melhor vila turística do mundo" é promovido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e tem como objetivo identificar povoados e cidades de pequeno porte que adotem estratégias inovadoras e transformadoras para o turismo rural. As autoridades máximas de turismo de cada país podem indicar até três destinos para a disputa.


Neste ano, o Ministério do Turismo selecionou para representar o Brasil o Distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto (MG), o Distrito Alberto Moreira, em Barretos (SP), e a Vila do Enxaimel, localizada em Pomerode (SC).


O distrito de São Bartolomeu está localizado na cidade histórica de Ouro Preto, que fica a 100 quilômetros de Belo Horizonte. O povoado foi fundado no final do século XVIII por bandeirantes em busca de Ouro. O distrito possui atualmente cerca de 730 habitantes.


As potencialidades turísticas do vilarejo são inúmeras. O lugar é bastante conhecido como terras dos doces artesanais. Inclusive, a tradição dos doces de frutas possui registro como patrimônio imaterial de Ouro Preto desde 2018.


As características arquitetônicas da vila são típicas das primeiras construções em Minas Gerais. Além disso, São Bartolomeu é dotado de belezas naturais, pois fica às margens do Rio do Rio das Velhas e é cercado pelo Parque Estadual do Uaimii.


Bateu uma curiosidade aqui! Vocês também iriam adorar conhecer esse vilarejo? Conte para nós! Tomara que ganhe, pois potencial tem.