Pular para o conteúdo
Início » O que você sabe sobre a Semana do Turismo UFMG?

O que você sabe sobre a Semana do Turismo UFMG?

  • evento

Por Michelle Gonçalves

No dia 27 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Turismo, estabelecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), desde 1980.

A Semana do Turismo é um evento anual organizado pela Território Empresa Júnior de Turismo, que acontece desde 2003 no auditório do Instituto de Geociências da UFMG. O evento nasceu reunindo estudantes, pesquisadores, profissionais e outros agentes em torno do aprofundamento dos conhecimentos multidisciplinares sobre turismo. Ao longo dos anos, a Semana do Turismo evoluiu para se tornar não apenas um fórum de discussão, mas também um espaço propício para troca de experiências e conhecimentos, abrindo espaço para a diversidade de vozes e proporcionando um ambiente para a ampliação de perspectivas no campo do turismo. Além disso, o evento se destaca por integrar saberes relacionados à gestão turística, contribuindo para uma compreensão mais abrangente e suas interfaces com a sociedade. 

(Fonte: Arquivo Território, 2023)

Em suas edições foram exploradas diversas temáticas, como em 2009 com o tema “Política Regional do Turismo – os Circuitos Turísticos de Minas Gerais”, com a participação de professores do curso de Turismo, Geografia, Economia e de representantes da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais. Em 2015 abordou “Desenvolvimento e Inovação em alinhamento com o Contexto Contemporâneo”, com mesas redondas, apresentação de trabalhos focados na análise do turismo como agente do desenvolvimento regional e manifestações de arte e cultura. Também tivemos a XVI Semana do Turismo, realizada em 2019, com foco em “Turismo e Gastronomia” já que no mesmo ano Belo Horizonte recebeu o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco.

Na edição de 2023, “Oportunidades Profissionais no Turismo: Caminhos para o Mercado de Trabalho”, atuei como membro da comissão organizadora da Território EJ, que também contou com a participação da Coordenação do Colegiado do Curso de Turismo da UFMG e a turma de Turismo e Eventos 2023.2. Além das palestras abordando temas atuais e relevantes para quem busca compreender o mercado de trabalho no setor de Turismo, com insights de ex-membros da Território e mesas de conversa que se tornaram tradição nas Semanas do Turismo, também foi dedicado um dia inteiro a diversas oficinas e a comemoração do aniversário da Território, com bolinho e tudo! Para mais, a turma de Turismo e Eventos trouxe ao IGC uma feira de produtos artesanais, com roupas, acessórios, objetos de decoração e comidas deliciosas.

Parabéns da Território – Fonte: Arquivo Território, 2023

Este evento é único para todos os participantes, principalmente para aqueles que comparecem como ouvintes, pois os convidados e palestrantes sempre têm muito conhecimento para compartilhar. No ano passado, pude me desenvolver tanto pessoal quanto profissionalmente, e estou certa de que este ano será ainda mais inesquecível. Além disso, é uma excelente oportunidade para networking, conectando-se com outros estudantes, profissionais e até mesmo com quem está no palco. Por todas essas razões, convido todos os leitores a participar das Semanas do Turismo na UFMG! Com uma programação diversificada que inclui minicursos, vitrines, mesas de debate e até atividades ao ar livre, o evento de 2024 promete oferecer uma oportunidade de explorar as tendências e experiências no turismo sob um novo olhar dentro da própria cidade, e para os visitantes, uma forma de se aproximar de Belo Horizonte e criar novos vínculos. 

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *